10 Locais para visitar em Vagos
Até onde queremos ir... Vagos!
Portugal é um dos países mais diversificados que pode visitar em termos turísticos: em poucos quilómetros encontra praia e campo, cidade e aldeia, agitação e calma, etc. A Região Centro, onde se situa o Município de Vagos não é excepção!
De forma a não perder o que de melhor a região tem para oferecer, convidamo-lo a visitar (pelo menos) estes 10 dos locais em Vagos.
1. Praia da Vagueira
Bandeira Azul e, segundo a Quercus, “Praia de Ouro”, pela boa qualidade da água. Com uma envolvente fantástica de vegetação e dunas, aqui ainda vê as casas dos pescadores que nos trazem o peixe mais fresco.

2. Praia do Areão
Bandeira Azul, desde 2009, ano em que se candidatou, pela primeira vez ao programa da Associação Bandeira Azul da Europa. Perfeita para quem prefere a tranquilidade e espaços que conservam a sua beleza selvagem – aqui pode observar fauna e flora características da zona. As condições do mar, convidam à prática do surf e bodyboard.

3. Arte Xávega
Na Praia da Vagueira, ainda pode assistir a este ritual de pesca artesanal que remonta ao século XIX. Este tipo de pesca depende do tempo, das marés e da afluência do peixe. No Verão as redes são lançadas e recolhidas do mar algumas vezes por dia.

4. Gastronomia
Das redes de pesca da Xávega sai o peixe fresquinho para confecionar pratos característicos da região. Não perca a oportunidade de provar a Caldeirada de peixe, de enguias ou as fritadas de peixe.

5. Vagos Sensation Gourmet
De 30 de Junho a 2 de Julho de 2017, não pode perder o evento que conta com um grande conjunto de iniciativas, que vão desde showcookings, workshops, palestras, animação e concertos, que animarão a Praia da Vagueira durante três dias repletos de experiências gastronómicas. Saiba tudo do evento mais saboroso do ano .


6. Vale do Rio Boco
Aqui é possível observar uma grande variedade de aves, que fazem deste local a sua casa, bem como, marcas da presença da Lontra, que se encontra distribuída pela região.

7. Mata Nacional das Dunas de Vagos
Com 2289 hectares, tem como espécie principal o pinheiro-bravo (que ocupa 82% da área da Mata), sendo a restante área ocupada sobretudo por acácias e salgueiros. É contígua ao Perímetro Florestal das Dunas de Vagos.

8. Ria de Aveiro
A sua extensão de 45 quilómetros torna-a perfeita para observação de fauna e flora e parte dela situa-se no Município de Vagos. Aqui, as aves migratórias, que facilmente podem ser observadas, são o exemplo do poder natural da Ria. Garças e flamingos salpicam de cor as águas e apaixonam os observadores. A abundância de peixes e aves aquáticas dá aos amantes da pesca e da caça o palco ideal para a prática destas atividades. A miríade de canais, por onde as águas da Ria serpenteiam, permitem as melhores condições para a prática de desportos náuticos.

9. Santuário de Nossa Senhora de Vagos
A cerca de um quilómetro da vila de Vagos, fica a ermida de Nossa Senhora de Vagos, Santuário Mariano, de grande devoção, fundado em 1204, por D. Sancho I. Nas imediações do santuário pode disfrutar do parque de merendas, excelente para um dia de sol.

10. Museu do brincar
Museu dedicado à recolha de brinquedos e outros objectos ligados ao mundo da criança (vestuário, material escolar, literatura infantil, coleccionismo, etc). Conta já com um extenso espólio que ronda a cerca de 20.000 objectos.
