Comunicado de Imprensa

(RE)descobre as tuas raízes com arte! "(RE)descobre as tuas Raízes, com Arte" é o tema da escolhido para a 4ª Edição do Vagos Sensation Gourmet que promete uma maior aproximação das tradições culturais esquecidas" e a sua reinterpretação sobre as varias formas de expressão de arte. Alicerçado nesta simbiose entre o tradicional e o contemporâneo, é objetivo expresso da organização a aproximação com as tradições e as nossas gentes, mostrando, desta forma, o verdadeiro sentido palavra gourmet.

A edição da consolidação do evento O Vagos Sensation Gourmet é um evento dinâmico, que aposta na promoção da riqueza cultural, através de atividades como showcookings, debates, provas comentadas, palestras e debates, espetáculos e degustações que, dessa forma, lhe dão um caracter único e diferenciador. É através destas iniciativas que pretendemos dar a oportunidade aos nossos visitantes de privarem com grandes nomes do panorama gastronómico nacional e internacional, apresentar tendências do mundo atual de área tão diversificadas como enologia, nutrição, ciência e que direta ou indiretamente estão sempre relacionadas com a alimentação.

A edição de 2017 perspetiva uma chuva de estrelas e um conjunto de iniciativas ricas, que prometem ser únicas para todos os visitantes. Queremos, definitivamente, colocar Vagos e o Vagos Sensation Gourmet, como um dos maiores palcos da gastronomia do país e um polo de atração para foodies dos vários cantos do mundo. A organização, ambiciosa, eleva mais uma vez as expetativas e promete um espaço renovado e um programa repleto de arte, num local que na edição anterior deu a conhecer o maior Garfo do Mundo, já conhecido pelo mais símbolo identificativo do evento.

Algumas das confirmações deste ano:

Fábio Moon (blogger): Fabio Jae Kyu Moon é uma estreia no evento e um fenómeno entre as contas do Instagram relacionadas a gastronomia. Não só pelo número de seguidores, mas pelo rol de partilhas que as suas fotos bem feitas em suas visitas aos melhores restaurantes do mundo, e a credibilidade de suas indicações! Já visitou mais de 5000 restaurantes em todo o mundo e junto com um tio passou um mês na Europa a comer em restaurantes do Guia Michelin. Uma referência que já levou dezenas de restaurantes do anonimato aos estrelato em várias partes do mundo.

Tiago Emanuel Santos: A sua cozinha tem uma matriz portuguesa, de essência e raiz, com ligação à terra, ao lugar e à cultura. É isso que, para este jovem chefe de cozinha do restaurante do hotel Areias do Seixo, faz sentido.
Começou por ser uma brincadeira – cozinhar para os amigos – mas, ao fim de seis meses, a brincadeira transformou-se em paixão. Na altura, abandonou a tese e tudo o que havia a abandonar e dedicou-se de corpo e alma, a partir da cozinha, a levar ao lume – e à mesa – os nossos sabores e saberes portugueses.

Tiago Bonito: Foi vencedor do concurso "Chefe Cozinheiro do Ano" em 2011 e distinguido com o "Troféu Inovação 2011" no mesmo concurso. Foi considerado, em 2016, Chefe Revelação do Ano pela Guia Boa Cama Boa Mesa. Regressa ao Vagos Sensation Gourmet, porque acaba de assumir o comando da cozinha do restaurante Largo do Paço do hotel Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante, detentor de uma estrela Michelin, na qualidade de chefe executivo.

António Loureiro: também é um regresso ao Vagos Sensation Gourmet, mas agora com um projeto próprio A Cozinha, em Guimarães, que se propõe centra-se no essencial: "a qualidade dos produtos e do serviço". Após ter acumulado experiências profissionais em restaurantes com Estrelas Michelin (Belcanto, The Kitchin, Azurmendi) e em cadeias hoteleiras (Pousadas de Portugal, Solverde, Meliã) – que culminaram na conquista do título de Chefe Cozinheiro do Ano em 2014 –, decidiu regressar à terra onde nasceu e cresceu.

Leonor Martins: A pequena Leonor vive em Aveiro com a mãe; com 7 anos começou a cozinhar para ajudar a mãe. A primeira coisa que cozinhou foi massa. Foi a 3.ª classificado do Masterchef Júnior e ficou conhecida pelo seu talento. Vai integrar um momento na cozinha do Vagos Sensation Gourmet que pretende aliar duas gerações bem distintas.