CHEFS E SOMMELIER

Tia Catia

Tia Catia

Chef

Cátia Goarmon nasceu em Lisboa em 1972. Sendo a mais nova de quatro irmãos, foi na cozinha que se dedicou a fazer a diferença dentro da família tendo sempre cozinhado para todos desde pequena. Assim, aprendeu os truques mais práticos, as receitas mais originais e o gosto em inventar, fazer e surpreender. Primeiro os irmãos, depois os portugueses. Cátia, formou-se em Marketing e Comunicação tendo passado pela indústria farmacêutica e pela área de comunicação e marketing em licensing. Concorreu ao 'MasterChef Portugal' depois de ter ficado desempregada e foi então que se destacou, não na sua área profissional, mas pelo seu talento natural. A sua simpatia, alegria e talento não passaram despercebidos aos portugueses que, desde o primeiro dia, a adoptaram tornando-se assim uma das concorrentes mais populares deste concurso. Apresenta desde então um dos programas de televisão de cozinha mais vistos pelos portugueses, no 24Kitchen: Os segredos da Tia Cátia. É lá que tem continuado a cativar através da arte da cozinha, do seu espírito prático e do seu encanto, que se reflete em cada receita que inventa, em cada truque que partilha e em cada delícia que confeciona.
António Lopes

António Lopes

Sommelier

António Lopes O meu interesse pelos vinhos surgiu em 2008, quando, depois de terminar a formação em hotelaria e gestão na EHTC e de ter iniciado o meu percurso profissional, tive a oportunidade de, no Vila Vita Parc, assistir o Escanção Paulo Duarte. Já no Gleneagles na Escócia, como Escanção, desenvolvi os meus conhecimentos em vinhos, espíritos e whiskeys e o entusiasmo foi crescendo. Depois de passagens por restaurantes como o Buhle ou o Foz Velha e por outros Hóteis restaurantes, vim para o Algarve para fazer parte da equipa que abriu o Conrad Algarve. Como escanção principal fui responsável pela elaboração da carta de vinhos do restaurante e pelo conceito de serviço de vinhos. 2014 foi um ano de excelência, pois, fiz parte de um grandioso projecto que é o Taste Portugal, e fui galardoado também como o Sommelier do Ano pela Revista Wine, 2015 trouxe me o prémio de Melhor serviço de Vinho da Revista Wine e também o prémio Arte de Sala pela Academia da Gastronomia Portuguesa, Em Janeiro de 2017 trabalhei como Wine Guru no grandioso e luxuoso grupo Minor mais especificamente no Hotel Anantara Vilamoura, hotel que terá uma vertente de vinhos muito forte. No qual criei todo o conceito de vinhos, assim como a carta que mais tarde ganhou o prémio Award of Excelence pela Wine Spectator Hoje em dia encontro-me a trabalhar com a Revista de Vinhos, dou formações e tenho diversas consultoriasEm Janeiro de 2017 trabalhei como Wine Guru no grandioso e luxuoso grupo Minor mais especificamente no Hotel Anantara Vilamoura, hotel que terá uma vertente de vinhos muito forte. No qual criei todo o conceito de vinhos, assim como a carta que mais tarde ganhou o prémio Award of Excelence pela Wine Spectator Hoje em dia encontro-me a trabalhar com a Revista de Vinhos, dou formações e tenho diversas consultorias
MICHEL VAN DER KROFT (t’NONNETGE, HARDERWICK, PAÍSES BAIXOS)

MICHEL VAN DER KROFT (t’NONNETGE, HARDERWICK, PAÍSES BAIXOS)

Michel van der Kroft iniciou a sua carreira como aprendiz de cozinheiro em restaurantes Holandeses de estrelas Michelin. Pouco tempo depois mudou-se para a Suíça, onde conheceu uma jovem portuguesa com quem viria a casar, a linda Maria do Céu. De regresso à Holanda, Michel trabalhou em vários restaurantes de prestígio, até obter o grau oficial holandês de Master Chef. Em 2006 assume o cargo de chef Executivo do restaurante ‘t Nonnetje, para o qual conquistou uma estrela Michelin em 2008 e a segunda estrela na edição de 2015 (que mantem até hoje) com uma cozinha criativa, leve e atual baseada nos produtos da terra e do mar.
Andre Figuinha

Andre Figuinha

sommelier

André Figuinha é atualmente um sommelier profissional que foi distinguido em 2019 como ‘Sommelier do Ano’ pela Mesa Marcada e também no mesmo ano pela revista `Grandes Escolhas`. O ano de 2021 trouxe-lhe também a distinção atribuída pela ‘Académie International de la Gastronomie’ com o ‘Prix au Sommelier’. Nascido em Lisboa, André Figuinha nem sempre sonhou em vir a ser sommelier. Com uma forte paixão ainda hoje pelo surf, era na eletrónica que via vir a ser a sua profissão. No final da década de 90, e após desistir de um curso superior de informática de gestão, por obra do acaso, dedica-se à restauração. Estudou várias línguas, fez o curso de sommelier no Estoril, frequentou cursos especializados de vinhos entre outros. Trabalhou nos cruzeiros, na Pincess Cruises, e foi onde conheceu e teve a experiência de outra realidade fora de Portugal. Teve o seu próprio restaurante, passou por vários grupos de restauração e trabalhou com chefs de renome em Lisboa. Foi Head Sommelier no grupo Altis Hotels no restaurante Feitoria com uma estrela Michellin e mais tarde foi Diretor de Operações no Grupo Paradigma. Atualmente é consultor, formador e brand ambassador. Cheio de ideias e ambição, contando já com mais de 20 anos de profissão e ainda com a noção de ter um longo caminho pela frente, abraça vários projetos. Dá formação de vinhos, consultoria, lidera provas comentadas de vinhos e faz treino de equipas de sala. Disciplinado e determinado, gosta de partilhar as suas experiências com os amantes do vinho de forma simples e descontraída. Encontrar o equilíbrio entre o vinho, a história e a emoção são as combinações diárias perfeitas para o desafio. É aqui que encontra a sua verdadeira paixão de vida: Vinho e Hospitalidade!

Diogo Rocha (Mesa de Lemos)

Diogo Rocha (Mesa de Lemos)

Nasceu em 1983, em Canas de Senhorim, na região de Viseu. Desde cedo foi parar à cozinha profissional, por vocação. E descobriu que era o que queria fazer para o resto da vida. Na decisão de seguir o curso de cozinha, teve o apoio do Chef Vitor Sobral que não lhe deixou margem para duvidas e o encaminhou bem cedo para a necessidade absoluta de estudar. Em 2019 conquistou a tão desejada estrela Michelin na “sua” Mesa de Lemos, um dos espaços mais lindos do nosso País. Em 2022 somou a esta a Estrela Verde do Famoso Guia. É o mais antigo Padrinho do Evento e um dos Chefs mais acarinhados pelos Vaguenses. A Vagueira fica sempre rendida às suas apresentações, prometendo este ano, um novo momento surpreendente.
ANN KRISTIN (AK CATERING)

ANN KRISTIN (AK CATERING)

A segunda classificada do ultimo programa do MasterChef Portugal, é um dos rostos mais dinâmicos do mundo da Blogosfera em Portugal. Entrou no programa televisivo para convencer as pessoas a verem para além da sua beleza, e não é que conseguiu mesmo? Com o seu jeito divertido, gosta de fazer twists nas receitas tradicionais, e encontrou em Portugal, um bom ponto de partida para o seu projecto. Tem 32 anos, nascida e criada na Dinamarca, vive em Portugal há vários anos porque não aguenta o frio do norte da Europa. É também Madrinha do evento.
LUCA BORDINO (LUCA FOOD GROUP)

LUCA BORDINO (LUCA FOOD GROUP)

Apesar da sua juventude conta já com uma vasta experiência e muitas aventuras pelo mundo da Gastronomia. Formado na Escola de Hotelaria de Lisboa, trabalhou na Quinta dos Frades com Igor Martinho, antes de se dedicar durante alguns anos á Cozinha Divina, com Chakall. Passou pelo Ritz Carlton Penha Longa Resort antes de uma aventura o levar a Chefia do BOCA, primeiro restaurante Português em Singapura, um excelente trabalho que foi muito reconhecido em Portugal e no Oriente. O seu prazer pela Aventura levou-o a novas descobertas e tem passado os últimos anos a levar a Gastronomia Portuguesa aos Mais Variados países Indonésia, Filipinas ou Nova Zelândia.
HUGO ALVES (NORMA, GUIMARÃES) CCA2021

HUGO ALVES (NORMA, GUIMARÃES) CCA2021

Com 29 anos, Hugo Alves é cozinheiro no estrelado restaurante Pedro Lemos, no Porto. No dia 30 de novembro, ganhou em Vila Nova de Gaia, a 32ª edição do maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal, o Chefe Cozinheiro do Ano, e junta-se agora a um conjunto de nomes importantes para o setor e gastronomia nacional. Bracarense, formou-se em cozinha e pastelaria na Associação Comercial de Braga e a nível profissional passou pelos Hotéis de Bom Jesus, Braga e Tempus Hotel & Spa, Ponte da Barca e integrou a equipa do Antiqvvm, Porto, onde chegou a subchefe. Seguiram-se experiências no The Yeatman, no Hotel AS 1829 e no Restaurante Pedro Lemos. Abriu recentemente o seu primeiro projeto a solo, o NORMA, em Guimarães.
DUARTE EIRA (SALPOENTE, AVEIRO)

DUARTE EIRA (SALPOENTE, AVEIRO)

Considerado um especialista no trato do bacalhau, o chef Duarte Eira não deixa os seus créditos em mãos alheias em relação a outros produtos. Natural de Vila Real, passou por váriascozinhas do norte do país, incluindo a da Casa da Calçada Relais & Chateaux, antes de se fixar no Salpoente, uma das coqueluches de Aveiro, que presta homenagem à arte, tradição, gastronomia e cultura locais.

Nasceu em 1983, em Canas de Senhorim, na região de Viseu. Desde cedo foi parar à cozinha profissional, por vocação. E descobriu que era o que queria fazer para o resto da vida. Na decisão de seguir o curso de cozinha, teve o apoio do Chef Vitor Sobral que não lhe deixou margem para duvidas e o encaminhou bem cedo para a necessidade absoluta de estudar. Em 2019 conquistou a tão desejada estrela Michelin na “sua” Mesa de Lemos, um dos espaços mais lindos do nosso País. Em 2022 somou a esta a Estrela Verde do Famoso Guia. É o mais antigo Padrinho do Evento e um dos Chefs mais acarinhados pelos Vaguenses. A Vagueira fica sempre rendida às suas apresentações, prometendo este ano, um novo momento surpreendente.
BARBARA JUNES (JUNES, ILHAVO)

BARBARA JUNES (JUNES, ILHAVO)

A Bárbara tem 29 anos, é natural de Castelo de Paiva, mas reside em Aveiro, onde está a criar a sua pastelaria artesanal. Antes de seguir o seu sonho, licenciou-se em Ciências Biomédicas, mas a pastelaria chamou mais alto e por isso decidiu investir tudo o que tinha num espaço onde todos os seus sonhos são possíveis. É na mãe que se inspira quando está na cozinha, porque foi com a mãe que descobriu que gostava de cozinhar, e foi com ela que começou a aprender, ainda que se considere autodidata No MasterChef vai mostrou que uma amante de pastelaria também brilha com salgados!
JOÃO COVAS (PROSA, MS COLLECTION, AVEIRO)

JOÃO COVAS (PROSA, MS COLLECTION, AVEIRO)

Ex-jogador de basquetebol, passando por Sport Analyst, sendo agora um cozinheiro vocacionado e com ambição de alta gastronomia, entusiasta por influencias orientais e produtos vindos da terra. Estagiou no PURE C, na Holanda, Areias de Seixo e no Canastra do Fidalgo. Grande respeitador da sazonabilidade e apaixonado pelo mundo das fermentações., Criou a sua propria marca de Kombuchas, a BACILLUS.
CRISTINA SA MARQUES (RATIONAL AG)

CRISTINA SA MARQUES (RATIONAL AG)

Cristina Sá Marques, 48 anos, Chef Consultora da RATIONAL AG à 14 anos. A paixão pela cozinha começou logo na infância, quando escondia os bolos depois de os fazer por achar que nao iria ser descoberta e tinha de os comer sozinha! Com uma mae cozinheira de mao cheia e as raízes ligadas tanto ao Minho pela Mae (Monçao) como ao Alentejo pelo Pai (Ermidas do Sado), o quente da cozinha, os paldares e cheiros fortes sempre foram o seu lugar de eleiçao.
MARIO OLIVEIRA (BARRACÃO, VAGOS)

MARIO OLIVEIRA (BARRACÃO, VAGOS)

Nasceu entre tachos e panelas, e É o chefe de cozinha por trás de um dos restaurantes mais antigos e mais procurados de Vagos.
HELDER DIOGO (ADEGA DO CONVENTO, MAFRA) CCA 2000

HELDER DIOGO (ADEGA DO CONVENTO, MAFRA) CCA 2000

Dono de uma cozinha simples, mas cheia de sabor, Chefe Helder não vive sem os sabores do seu mar e da sua horta. É chefe de cozinha, da ADEGA DO CONVENTO, em Mafra e Foi CHEFE COZINHEIRO DO ANO 2000 para além de um excelente cozinheiro é um excelente Surfista.
RITA MAGRO (BLIND, PORTO)

RITA MAGRO (BLIND, PORTO)

A jovem chef Rita Magro, referida pelo conceituado chef Vítor Matos como a “Mini Princess Blind Master”, é a cabeça visível por detrás dos fogões do Blind (Porto). O famoso chef trabalha em estreita colaboração com ela, que segue as suas orientações sem deixar de lado a sua própria personalidade”. É desta forma que o Guia Michelin Portugal 2024 apresenta a Jovem Chefe do Ano. Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, estagiou no Vila Vita Park, e durante o seu percurso passou pelo Salpoente e Antiqvvm.
DIOGO NOVAIS PEREIRA (PORINHOS, FAFE)

DIOGO NOVAIS PEREIRA (PORINHOS, FAFE)

Estudou cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. De seguida estagiou no DOP, no Porto e no El Club Allard, em Madrid. De regresso a Portugal, assume a chefia do restaurante Casa Torta, em Guimarães, a sua terra de nascença e onde a sua família gere o restaurante Novais há mais de cinco décadas. Em 2015 muda-se para o restaurante Oficina, Porto. Quatro anos depois, em 2019, torna-se chefe executivo do My Story Hotel Rossio, Lisboa. Está agora de regresso à cidade berço para um novo desafio, no restaurante familiar Porinhos. Foi Este ano Finalista do Concurso Chefe Cozinheiro do ano, arrecadando o 3º Lugar.
ROGERIO BENTO (SABORES AO BENTO, VAGOS)

ROGERIO BENTO (SABORES AO BENTO, VAGOS)

Vaguense, Começou a sua jornada na cozinha em 2002 e daí adiante, a paixão e curiosidade pela cozinha levaram-no a correr outras terras. Trabalhou em diversos restaurantes e hotéis em Portugal, Suíça, Macau, Tailândia e também nos cruzeiros. O gosto de viajar pelo mundo trouxe-lhe novas experiências gastronómicas que mudaram, para sempre, a sua "paleta de sabores”.
HUGO E LILIANA GOMES (HUMOR AO LUME, ESPINHO)

HUGO E LILIANA GOMES (HUMOR AO LUME, ESPINHO)

O entusiasmo com que Liliana e Hugo falam do seu trabalho é das melhores coisas que já passaram por este podcast. São um casal e também dupla de trabalho no Humor ao Lume, um negócio de cozinha de eventos. Ou seja, catering, mas em bom. Trabalhavam em áreas completamente diferentes quando o Masterchef Austrália e uma saudável competição familiar os fez ganhar o gosto por cozinhar e por se superarem nos seus pratos. São criativos, perfeccionistas e flexíveis: o importante é ver o cliente feliz.
RICARDO NOGUEIRA (MUGASA, FOGUEIRA)

RICARDO NOGUEIRA (MUGASA, FOGUEIRA)

Ricardo Nogueira é o mestre do leitão do Mugasa, em Sangalhos. O restaurante de família, inaugurado há mais de 40 anos pelos seus pais, Helena e Álvaro, é uma das referências da Bairrada e Ricardo é unanimemente considerado aquele que assa leitão com maior consistencia, destacando se tambem na mestria com que o trincha.
RAFAEL GOMES (ESCAMA, PORTO)

RAFAEL GOMES (ESCAMA, PORTO)

Rafael Gomes é o atual chef executivo dos restaurantes Escama, Atrevo e Federica, que integram o Grupo Panorama, detentor ainda de outros dois projetos, o Terra Nova e o Taberna Rio. Criativo, defende que o mais importante na gastronomia é garantir a qualidade dos produtos, da sua execução técnica e proporcionar através do palato experiências únicas. Participou na primeira edição do concurso Chef Balfegó, que teve a sua estreia em Portugal, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa em 2023 e do qual saiu vencedor, tendo também representado o país na grande final em Madrid.
CHAKALL

CHAKALL

Um nome que dispensa apresentações e repete a sua apresentação da edição anterior. Um dos amigos do evento e dos sabores de Vagos não quis perder a oportunidade de regressar “a melhor praia do mundo”. Nasceu em Tigre, Buenos Aires, em 1972. É filho de cinco culturas (tanto quanto ele sabe), com pais de origem galega, suíço-alemã, basco francês, italiana e indígena do Norte da Argentina. Estudou jornalismo na Universidad del Salvador, no entanto, do Pólo Norte ao Cabo das Agulhas, Chakall foi descobrindo a paixão e segredos de cozinha Chakall é um viajante, um cozinheiro e um apaixonado. Talvez não por esta ordem, mas só ele poderá definir a ordem certa: um homem que viaja e se apaixona por lugares distantes e que coleciona sabores. Um apaixonado pela cozinha e pelos países que percorre. Um Chef que cozinha e viaja com paixão.
TELMA SHIRAISHI (AIZOMÊ, SÃO PAULO, BRASIL)

TELMA SHIRAISHI (AIZOMÊ, SÃO PAULO, BRASIL)

A chef Telma Shiraishi é a fundadora do Aizomê. Carrega em sua trajetória diversos feitos e realizações que tornam ainda mais evidente seu olhar, cuidado e sensibilidade em relação ao estudo, tradução e divulgação da tradição culinária japonesa. Em dezembro de 2018, recebeu do Consulado Geral do Japão em São Paulo o Diploma de Honra ao Mérito pela Difusão da Culinária Japonesa. Em março deste ano foi agraciada com o título de Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa pelo Governo Japonês através da MAFF - Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries, sendo a primeira mulher brasileira a receber este título. E recentemente foi eleita a Melhor Chef do Ano pelo anuário O Melhor de São Paulo, do jornal Folha de S. Paulo
CRISTIANO BARATA (MERCANTEL, AVEIRO)

CRISTIANO BARATA (MERCANTEL, AVEIRO)

Licenciado em Engenharia, Cristiano Barata ingressou na Tante Marie School of Cookery, à data, a mais antiga escola de culinária independente do Reino Unido. Nas suas instalações, em Woking (Surrey), nasceria, em 2021, a academia de Gordon Ramsay, antigo professor da Tante Marie e de Cristiano. Desde aí, passou por restaurantes como a Taberna do Mercado, em Londres, ou o Prado, em Lisboa, e, mais recentemente, abraçou o desafio de reabrir o Mercantel, no coração da cidade de Aveiro.
RUBEN PINHO (FAMA, AVEIRO)

RUBEN PINHO (FAMA, AVEIRO)

Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e passou por alguns restaurantes em Barcelona, antes de regressar a Portugal. Passou pelo Douro Royal Valley, Canastra do Fidalgo antes de assumir a Chefia do Restaurante FAMA.
MARIA CALDEIRA DE SOUSA (CASA VELHA DA FONTE, CASTELO BRANCO)

MARIA CALDEIRA DE SOUSA (CASA VELHA DA FONTE, CASTELO BRANCO)

Mestrada em Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade, é fã do gastrónomo romano Apício e ela própria gastrónoma. Ao lado do marido, Rui de Sousa, recebe com generosidade quem visita o restaurante, a mesma que os fez acreditar na cultura, história e paisagem de todo o concelho de Idanha-a-Nova. É uma cozinheira de mão cheia, e uma fonte de sabedoria, alegria e boa disposição.
LUISA FERREIRA (SARDINHA FORA DA LATA)

LUISA FERREIRA (SARDINHA FORA DA LATA)

Nascida em Coimbra, há 39 anos, e criada no Luso, no sopé da serra do Bussaco, Luísa tinha já uma vida ligada à natureza antes de adotar uma dieta de base vegetal que a ajudou a perder 34 quilos. E a amparou depois na luta contra um cancro da pele. As suas receitas veganas simples, económicas e cheias de sabor deram origem ao blog. Neste livro, são poucos os ingredientes de especialidade veganos, com a maior parte dos produtos a coincidir com o nosso cabaz comum. Sem ingredientes de origem animal na cena, eles servem para fazer estufados, bolos e tartes, feijoadas e ensopados.
JOAO EÇA LIMA (XISTO, Louçainha)

JOAO EÇA LIMA (XISTO, Louçainha)

João d’Eça Lima é um estudioso e investigador de receitas de Antiguidade. Pôs a aldeia da Louçainha no mapa nacional do turismo e transformou a esplanada de uma praia fluvial num restaurante de referência da gastronomia do centro do país.
PEDRO NOBRE (TASQUINHA ALENTEJANA, CUCUJÃES)

PEDRO NOBRE (TASQUINHA ALENTEJANA, CUCUJÃES)

Alentejano de gema é um dos chefs preferidos da zona centro. Dono e Senhor de uma mão cheia de sabor, e com brasas que gosta de trabalhar
FILIPE RAMALHO (PATEO REAL, Alter do Chão)

FILIPE RAMALHO (PATEO REAL, Alter do Chão)

Alentejano de essência, o chef, que esteve uns anos ao leme do Basilli, restaurante do Torre de Palma Wine Hotel, defende que o segredo para um grande prato alentejano é “tempo”, tanto para o detalhe da confeção como para o saborear à mesa. Abriu o seu restaurante PATEO REAL, onde apresenta pratos emblemáticos desta região com inovações na sua apresentação, envolvendo os clientes e mantendo os sabores tão especiais desta região.
JEFFERSON DIAS (AL SUD, LAGOS) CCA 2023

JEFFERSON DIAS (AL SUD, LAGOS) CCA 2023

Natural do estado brasileiro de Paraná, Jeferson Dias vive há 20 anos em Portugal. O agora Chefe Cozinheiro do Ano formou-se em Portalegre, trabalhou em Lisboa antes de rumar ao Algarve. Integra a equipa do Palmares Ocean Living & Golf Resort, em Lagos, onde se localiza o premiado restaurante Al Sud.
HUGO SOUSA (ESPERANÇA VERDE, Braga)

HUGO SOUSA (ESPERANÇA VERDE, Braga)

O pai António e a mãe Paula passaram a vida em cozinhas. Os avós paternos e maternos também. Pela cabeça de Hugo Sousa ainda bailou a hipótese de ser geólogo. Impôs-se-lhe o destino: é agarrado a tachos e panelas que está. É feliz com eles, e é através deles que pretende vender felicidade a quem o visita no Esperança Verde, em Braga. Aos 26 anos, curso tirado em produção alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e estágio feito n’ A Cozinha (uma estrela Michelin em Guimarães)
SERGIO GAMA (PRIVATE CHEF, Algarve)

SERGIO GAMA (PRIVATE CHEF, Algarve)

Natural de Coimbra, cedo descobriu a cozinha por ter que se desenrascar sozinho enquanto os pais trabalhavam fora de casa. Ainda muito jovem partiu à aventura e em Barcelona viveu a sua primeira experiência profissional na cozinha. No Hotel Arts estagiou ao lado de Sergi Arola e Paco Pérez. Voltou para Portugal para trabalhar na Figueira da Foz, no Sweet Atlantic Hotel e, como chefe de partida, mais tarde no Eurostars Oásis Plaza. Mas foi em Londres que sentiu que aprendeu mais quando decidiu emigrar e trabalhou no Galvin Bistrot De Luxe, restaurante de bases francesas. Ao fim de um ano regressou e foi cozinhar para o Algarve. Passou pelo Crwon Plaza, em Vilamoura, e depois no Vila Vita Parc, em Porches. Seguiu-se o Noma 2.0, em Copenhaga, na Dinamarca onde integrou a equipa que abriu aquele espaço e onde afirma ter vivido uma experiência incrível muito focada no produto. Depois da experiência nórdica regressou uma vez mais a Londres para integrar a equipa do Hide, um dos restaurantes onde mais gostou de trabalhar pela consistência, utilização de produto de grande qualidade e atenção à acidez, imagem do Chef Ollie Dabbous. De novo em território nacional, rumou ao Ocean onde teve a oportunidade de trabalhar peixe e marisco de uma forma diferente do que até então, destacando a qualidade do produto, o sabor explosivo e a experiência sensorial vivida à mesa.
PEDRO FERREIRA (O BOTANICO, Porto)

PEDRO FERREIRA (O BOTANICO, Porto)

Chef Pedro Ferreira, com uma ampla experiência culinária, lidera a cozinha com destreza. Desde tenra idade, partilhou a paixão pela culinária com a sua mãe, e ao longo do tempo, construiu um percurso marcado por passagens em casas de renome no Reino Unido e em Portugal.
MIGUEL MARQUES (BIANC, HAMBURGO) **MICHELIN | CHEFE DO ANO ALEMANHA

MIGUEL MARQUES (BIANC, HAMBURGO) **MICHELIN | CHEFE DO ANO ALEMANHA

Ganhou o concurso Revolta do Bacalhau em 2019. Na altura, era cozinheiro no The Yeatman, com duas estrelas Michelin, e integrava a equipa de Ricardo Costa. Antes disso, tinha passado pelos restaurantes O Asiático e Vila Joya, com duas estrelas. A vontade de conhecer o mundo e de se desafiar fê-lo viajar até à Suíça, onde ficou dois anos, primeiro no Ecco Zurich (entretanto fechado) e depois no Widder Restaurant, ambos com duas estrelas no guia. O ano passado, resolveu trocar a Suíça pela Alemanha e abraçar o desafio do Alois by Dallmayr, restaurante em Munique, também detentor de um par de estrelas Marques chegou como subchefe de cozinha para em setembro deste ano, com a saída do executivo Max Natmessnig, assumir a chefia da equipa. Foi precisamente durante esta etapa, conta o jovem de 26 anos, que foram feitos os treinos para a final do concurso “Koch des Jahres”. Actialmente é o Subchef do Bian, em Hamburgo, também com 2 estrelas michelin
ABEL CUNHA (PRIVATE CHEF, Lisboa)

ABEL CUNHA (PRIVATE CHEF, Lisboa)

É especialista em sushi, formado por Paulo Morais e Ana Linns. Foi chefe do Rabo de Pêxe e do Sexy Sea.
VITTORIO COLLEONI (SAN MARTINO, TREVIGLIO, ITALIA E PBH GROUP) 1* Michelin

VITTORIO COLLEONI (SAN MARTINO, TREVIGLIO, ITALIA E PBH GROUP) 1* Michelin

O italiano Vittorio Colleoni foi nomeado Chef Executivo dos restaurantes do grupo hoteleiro PBH. Com 38 anos, Colleoni conta já no currículo com uma estrela Michelin, conquistada pelo trabalho desenvolvido no restaurante “San Martino”, em Treviglio, na região da Lombardia, no norte da Itália. A colaboração com o Grupo PBH já está em curso com o desenho da nova carta do restaurante Tasca da Memória, inserido no elegante e intimista Wine & Books Lisboa. Depois de crescer no restaurante familiar “San Martino” – então nas mãos do seu pai, também chef -, Vittorio aprimorou as técnicas culinárias ao serviço de cozinhas de referência no panorama gastronómico, com destaque para passagens nos emblemáticos restaurantes “Martín Berasategui” (três estrelas Michelin, localizado em Lasarte-Oria, no País Basco) e “El Celler de Can Roca” (três estrelas Michelin, em Girona, na Catalunha). O percurso de Vittorio Colleoni passou também pelos Estados Unidos, onde trabalhou no restaurante “Alinea” (três estrelas Michelin, em Chicago) e no “Eleven Madison Park” (três estrelas, em Nova Iorque). De regresso a Itália, Vittorio assumiu e elevou o nível do restaurante familiar “San Martino” e conquistou uma estrela Michelin, em 2013, que mantem até os dias de hoje. Distinguiu-se pela aposta em pratos de peixe, mas não descurando os pratos favoritos clássicos herdados do seu pai.
RICARDO CASQUEIRO (MA---, COIMBRA)

RICARDO CASQUEIRO (MA---, COIMBRA)

Confessa se discupulo de chef Paulo Morais (à frente do lisboeta Kanazawa, distinguido com uma estrela Michelin) e teve outras experiências na área, dirige o seu MA---, um conceito de grande sucesso na cidade de Coimbra
ANTONIO LOUREIRO (A COZINHA, GUIMARÃES) * MICHELIN CCA 2014

ANTONIO LOUREIRO (A COZINHA, GUIMARÃES) * MICHELIN CCA 2014

Memória, inovação, respeito e tradição; são estes os quatro pilares d’A Cozinha de António Loureiro. O chef vimaranense traçou um percurso notável que culmina com a conquista, em 2018, da sua primeira estrela Michelin. O seu restaurante no coração de Guimarães tem “o compromisso de projetar a identidade da Cozinha Portuguesa conjugando o receituário português à criatividade da cozinha de autor”. Outro importante galardão d’A Cozinha é a Green Key, um reconhecimento internacional pelas boas práticas ambientais implementadas. Para o chef “cozinhar é um ato de bondade, uma paixão e uma arte quando provoca emoção. Uma viagem que me faz feliz e deixa os outros felizes.“. É um dos embaixadores e Padrinho do evento, e os seus pratos são os que mais tem feito suspirar os comensais do Vagos Sensation Gourmet.
VICTOR GUTIERREZ (VICTOR GUTIERREZ E TALLER ARZUAGA, SALAMANCA, ESPANHA) 1* MICHELIN | 1* MICHELIN

VICTOR GUTIERREZ (VICTOR GUTIERREZ E TALLER ARZUAGA, SALAMANCA, ESPANHA) 1* MICHELIN | 1* MICHELIN

Víctor Gutiérrez nasceu na Amazônia em 1969. Único chef peruano com 2 estrelas Michelin. Aos dezessete anos viajou para a ex-URSS com uma bolsa de estudos para estudar arquitetura. Um pouco mais tarde, em 1989, tomou a decisão de viajar para a Espanha. Para a bela região de Roses, em Girona. Foi lá que ele fez sua estreia na cozinha. "Exerci todos os ofícios da profissão, o que me ensinou a valorizá-la e a querer ser cozinheira. Absorvi gastronomia em escolas de culinária tão diversas como Girona ou Salamanca, em 1992 fixei-me definitivamente nesta cidade e comecei a desenvolver a minha carreira profissional. Gutiérrez abriu seu primeiro restaurante - Víctor Gutiérrez - em julho de 2001 em Salamanca. Este é o seu projeto mais pessoal, baseia-se na busca constante pela fusão entre Peru e Espanha. Desde 2004, ano após ano, continua a revalidar a apreciada estrela Michelin. Em 2018, junto com a família Arzuaga Navarro e a prestigiada designer Amaya Arzuaga, nasceu a Taller Arzuaga. O Taller está localizado ao lado das Vinícolas Arzuaga Navarro, no coração da milha dourada da Ribera de Duero. Sob a direção gastronômica do chef, este espetacular restaurante oferece cozinha castelhana, vanguardista e especializada no jogo da propriedade La Planta. Localizado num ambiente relaxante, com vista para as vinhas e para o interior da adega, não é de admirar que tenha sido galardoado com uma estrela Michelin desde 2020. Alma espanhola, coração peruano!
MIGUEL GAMEIRO (POLO NORTE)

MIGUEL GAMEIRO (POLO NORTE)

Com 25 anos de carreira na área na música, entrou no mundo da cozinha há sete anos, tirou um curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, estudou no Instituto culinário Alain Ducasse, em Paris, e fez estágios entre concertos. Confessa que ainda não teve inspiração para nenhuma música enquanto cozinhava mas que estas duas áreas se ligam pela partilha. Conta que “ter algo que nós queremos partilhar é importante no nosso dia-a-dia. Na música partilho para mais pessoas, na cozinha partilho para ligeiramente menos pessoas, mas no fundo é partilhar algo que temos com alguém, que é ótimo”.
JOSE JULIO VINTEM (TOMBALOBOS, PORTALEGRE)

JOSE JULIO VINTEM (TOMBALOBOS, PORTALEGRE)

Com 25 anos de carreira na área na música, entrou no mundo da cozinha há sete anos, tirou um curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, estudou no Instituto culinário Alain Ducasse, em Paris, e fez estágios entre concertos. Confessa que ainda não teve inspiração para nenhuma música enquanto cozinhava mas que estas duas áreas se ligam pela partilha. Conta que “ter algo que nós queremos partilhar é importante no nosso dia-a-dia. Na música partilho para mais pessoas, na cozinha partilho para ligeiramente menos pessoas, mas no fundo é partilhar algo que temos com alguém, que é ótimo”.
FRANCISCO QUINTAS (2 MONKEYS, LISBOA) * MICHELIN

FRANCISCO QUINTAS (2 MONKEYS, LISBOA) * MICHELIN

O Chef português mais jovem a conquistar 1 estrela MICHELIN Natural de Coimbra, Francisco Quintas descreve-se como um jovem “ambicioso” com vontade de contribuir positivamente para a vida de todos os que o rodeiam. Depois de estagiar no estrelado Aquavit, em Londres, passou ainda pelas cozinhas do Boury, na Bélgica, e do De Librije, na Holanda, ambos com três estrelas Michelin, antes de se tornar sous-chef de cozinha no Likoke, em França. Já de regresso a Portugal, acabou por integrar a equipa da Casa da Calçada, em Amarante, antes de viajar até à capital para se juntar ao chef Vítor Matos nesta nova jornada gastronómica.
VANESSA ALFARO (SHAPE YOUR BODY)

VANESSA ALFARO (SHAPE YOUR BODY)

Vanessa Alfaro, nasceu no mês florido de Abril no ano de 1990, natural de Bremerhaven, uma cidade localizada no norte da Alemanha. Vive em Portugal (Aveiro) desde 2003. Criadora da página “Shape Your Body by Vanessa Alfaro“. Estudou Línguas e Relações Empresariais, já trabalhou na área como tradutora/interprete de língua alemã, faz alguns trabalhos como modelo fotográfico e por vezes ainda faço alguns trabalhos ligados a promoção de eventos e hospedagem. Mas é pela Cozinha que tem um carinho Bastante especial.
LUIS LAVRADOR (ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO, COIMBRA)

LUIS LAVRADOR (ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO, COIMBRA)

O chef Luís Lavrador é um dos mais conceituados chef’s portugueses. Doutorado em Turismo, Lazer e Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem recebido inúmeras distinções e prémios ao longo da sua carreira. Tem vindo a publicar vários livros sobre gastronomia, entre eles Nutriformação - Cursos de Culinária, À Mesa com a Nossa Selecção, Receituário, Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, etc. Atualmente leciona na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e é o chef oficial da seleção portuguesa de futebol.
FLAVIO SILVA (TELECULINARIA)

FLAVIO SILVA (TELECULINARIA)

Tendo iniciado o seu percurso com uma breve passagem pelo curso de Economia, o Chef Flávio depressa se apercebeu que seguiria as pisadas do seu pai enquanto Chef de cozinha. Após terminar o seu curso na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, abraçou vários projetos como Chef Pasteleiro e mais tarde como Chef Executivo, incluindo no Villa Pampilhosa Hotel entre 2012 e 2020. Em paralelo, o Chef Flávio brilhou em diversos concursos nacionais, alcançando o 1º lugar no concurso de ‘Pasteleiro Júnior´ com a criação do Bombom Licor Beirão e, posteriormente, a medalha de ouro na Revolta do Bacalhau. Também foi finalista na competição chefe cozinheiro do ano em 2020. Além de Chef, Flávio é empreendedor por natureza tendo desenvolvido a sua própria marca de chocolates artesanais, que lhe trouxeram o 2º lugar de Chocolatier no Festival de Óbidos. Apaixonado pela zona centro de Portugal, o Chef Flávio Silva propõe-se a trabalhar alimentos da serra, elevando-os a um patamar gourmet, naquilo que descreve como uma experiência de viagem às suas origens. Acompanha também as nossas Seleções Nacionais de Futebol, dando a volta ao mundo nas comitivas dos Sub-21 e das Seleções A feminina em grandes competições internacionais.
NELSON GRILO (GRUPO PRUMO, PORTO)

NELSON GRILO (GRUPO PRUMO, PORTO)

Natural da Costa de Lavos, na Figueira da Foz, Possui um curriculo bastante interessante na area de pastelaria, Nelson repete a participação no VSG. Passou pelas Pastelarias dos Estrelados Vila Joya (**MIchelin)
INES OLIVEIRA (G POUSADA, BRAGANÇA)

INES OLIVEIRA (G POUSADA, BRAGANÇA)

Inês Oliveira, 20 anos, Natural de Cantanhede, Chef Pastelaria do G restaurante, com 1 estrela michelin, em Bragança, desde tenra idade que adora estar metida na pastelaria com a sua avó e aí desenvolveu o seu gosto e talento pela area. Com formação nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Oeste, onde conheceu o seu mentor Francisco Siopa, que lhe permitiu voar com confiança, na sua irreverência que a caracteriza. O seu grande Hobbie e sonho é estudar pastelaria e poder correr o mundo a conhecer a pastelaria de cada canto do mundo. Seus grandes Idolos são os chefes: Francisco Siopa (seu mentor), Andrey dubovik, Jesús escalera, Daniel humm e Christophe Morel. A sua frase motivacional preferida é: “Não podes nadar para novos horizontes, até que tenhas a coragem de perder a costa de vista” – william Faulkner
INES OLIVEIRA (G POUSADA, BRAGANÇA)

INES OLIVEIRA (G POUSADA, BRAGANÇA)

Inês Oliveira, 20 anos, Natural de Cantanhede, Chef Pastelaria do G restaurante, com 1 estrela michelin, em Bragança, desde tenra idade que adora estar metida na pastelaria com a sua avó e aí desenvolveu o seu gosto e talento pela area. Com formação nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Oeste, onde conheceu o seu mentor Francisco Siopa, que lhe permitiu voar com confiança, na sua irreverência que a caracteriza. O seu grande Hobbie e sonho é estudar pastelaria e poder correr o mundo a conhecer a pastelaria de cada canto do mundo. Seus grandes Idolos são os chefes: Francisco Siopa (seu mentor), Andrey dubovik, Jesús escalera, Daniel humm e Christophe Morel. A sua frase motivacional preferida é: “Não podes nadar para novos horizontes, até que tenhas a coragem de perder a costa de vista” – william Faulkner
VITOR FELISBERTO (CASA FELISBERTO, ABRANTES)

VITOR FELISBERTO (CASA FELISBERTO, ABRANTES)

Victor Felisberto, 51 anos, é natural da Golegã e responsável pelo Restaurante Casa Chef Victor Felisberto, em Abrantes. No seu currículo tem duas estrelas Michelin, enquanto chefeexecutivo em restaurantes em Andorra e Londres. O que pouco se sabe da sua já longa e reputada carreira é que a cozinha apareceu na sua vida como “uma obrigação”. Começou a lavar pratos por 90 mil pesetas, cerca de 540 euros, e a vontade de aprender levou-o até França para estudar na Le Cordon Bleu, tendo sido colega de um dos mais famosos pasteleiros do mundo, Olivier Bajard. De lavar pratos e carregar sacos de batatas subiu a ajudante de cozinha e mais tarde a chefe.
JOANA MAIA (MAYA BAKES & CO, AVEIRO)

JOANA MAIA (MAYA BAKES & CO, AVEIRO)

Com percurso em investigação quimica, abraçou por completo a pastelaria há 2 anos. O seu projeto tem 1 ano, onde explora bolos de sabores sazonais e for a da caixa e viennoiseries 100% artesanais.