CHEFS E ORADORES

Filipa Gomes

Filipa Gomes

Apresentadora 24Kitchen

A apresentadora do programa ‘Prato do Dia’ no canal 24Kitchen é simpática, energética e verdadeiramente genuína. Filipa Gomes é uma verdadeira amante da cozinha, dos aromas, dos sabores e dos ingredientes do mundo. Com estilo bastante peculiar, que nos transporta para o mundo rockabilly dos anos 50 e para a geração pin up, a Filipa encaixa-se na perfeição na filosofia do Vagos Sensation Gourmet, e foi essa uma das razões que a levou a aceitar o convite de visitar pela primeira vez a Praia da Vagueira.
Adora cozinhar ao som de blues e Elvis Presley; usa e abusa do batom vermelho e das saias rodadas; uma das suas paixões, para além da cozinha, é andar de bicicleta;
Apenas começou a cozinhar aos 24 anos mas toda a sua vida adorou comer e experimentar novos sabores.
Vinda de uma família de agricultores e sem medo de “deitar mãos à obra”, a Filipa tem preferência por uma culinária mais fresca, saudável e com o uso de produtos biológicos.
Com uma personalidade cativante, todos os espectadores vão sentir uma ligação com a Filipa que, sendo apenas uma amante da cozinha, pretende inspirar outras pessoas a cozinhar e a fazer as delícias da família e amigos.

Nurdin Topham

Nurdin Topham

NUR 1* Michelin

Nurdin tem mais de 20 anos de experiência trabalhando como chef, a maioria dos quais ao lado de Raymond Blanc no Le Manoir Aux Quat’Saisons.

Nurdin trabalhou dois anos na cozinha com duas estrelas Michelin e cinco anos como chef de desenvolvimento pessoal para Raymond Blanc. Também foi encarregado de administrar a Raymond Blanc Cookery School como Tutor Chefe de Escola de Culinária por três anos. Raymond apoiou Nurdin para desenvolver seu interesse em Nutrição durante este tempo.
Primeiro, ganhando uma qualificação de 4 anos como terapeuta nutricional do Raworth College e, em seguida, iniciando um mestrado na Oxford Brookes em Nutrição Humana Aplicada.

Desde que saiu de Le Manoir, Nurdin esteve envolvido em vários projetos, passou um tempo no Nordic Food Lab (NOMA), em Copenhaga numa pesquisa e desenvolvimento de capacidade, explorando a delícia dos alimentos com foco na fermentação natural.

Em Londres, ele criou seus próprios eventos do Supper Club, além de desenvolver o conceito de comida e o cardápio para refeições paleo feitas em casa.

O maior projeto de Nurdin até hoje foi o restaurante NUR em Hong Kong, que foi inaugurado em abril de 2014. A visão era servir uma experiência gastronómica holística levando em consideração a nutrição e a exploração de ingredientes dentro da região.

A NUR ganhou uma estrela Michelin em outubro de 2014 e foi um dos principais destinos gastronómicos de Hong Kong até o final de agosto de 2016.

Daniel Cardoso

Daniel Cardoso

Le Moustache Sir

Um boné, um bigode inigualável, e um gosto peculiar por cozinha de fumados. Assim poderíamos definir gastronomicamente Daniel Cardoso, o senhor Le Moustache.
Daniel é responsável por coisas tão simples e extraordinárias como organizar um crowdfunding para abrir um restaurante - Le Moustache Smokery e aí fumar todos, mas todos os pratos – desde o bacalhau, à cavala ou ao carapau - com madeiras de vários sabores, adaptando ao nosso país esta técnica norte-americana.

Para trás, ficaram a participação no Masterchef, a carreira de técnico de vendas ou a vida atrás dos balcões do Deutsche Bank. Recentemente, o Daniel passou pelo restaurante Armazém da Alfândega, em#Aveiro e atualmente podemos encontra-lo na Supper Stars (na fotografia) e nos mais recentes vídeos de receitas da Iglo Portuga

Chef Vitor Matos

Chef Vitor Matos

ANTIQVVM | Hotel Vidago Palace | 505 Cozinha de Memórias

Ao longo dos seus quase 20 anos de carreira, Vitor Matos foi jurado em vários concursos e orador convidado em diversos congressos e seminários. Conquistou enquanto cozinheiro várias distinções, entre as quais se destacam os títulos de Chefe Cozinheiro do Ano 2003 (Edições do Gosto), Chefe de Cozinha do Ano 2013 (Prémios Revista Wine ), Melhor Cozinheiro de Portugal 2014 (Prémios Arco Atlântico Gastro) e o “ Prix Chefs de l’Avenir” 2011 da (Académie Internacional de Gastronomie, Paris).

No seu ultimo projecto teve varias distinções enquanto líder da cozinha do Largo do Paço, entre quais se destacam 2 Sois no Guia Repsol, 1 estrela no Guia Michelin, “Garfo D’Ouro” do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso, Certificado de Excelência 2014, pela TripAdvisor e o título de Melhor Restaurante da Europa, pelo Guia The European 50Best.com.

O chefe Vitor Matos prima pela utilização de produtos da época e da região, genuínos e frescos, potenciando o seu paladar. A cozinha do Chefe possui influências mediterrânicas e apresenta-se como uma mescla entre a tradição e as novas tendências gastronómicas.

Regressa ao Vagos Sensation Gourmet onde os limites serão ultrapassados com produtos típicos da região!

Joe Best

Joe Best

Chef - DaCozinha

É um dos padrinhos do VSG e amigo da Praia da Vagueira. Criador das suas próprias receitas e regras de cozinhar, na sua forma mais empírica, autodidata, estudioso e curioso de todo o universo da comida, sempre na procura de novas criações a partir de ingredientes que movem e despertam paixões, mas também na busca incessante de proteínas, ervas, raízes, frutos e vegetais mais desconhecidos do grande público. Procura a excelência na arquitetura do sabor.
Sem cursos superiores nem formação específica para lá de barman e empregado de mesa, estabeleceu com a cozinha, na década de 90, uma relação de profunda paixão e entrega, criando assim a sua segunda pele. Regressou à escola aos 44 anos para lhe serem averbadas competências na área, conseguindo que as mesmas fossem certificadas com diploma legal, vendo assim reconhecido o seu árduo trabalho de 30 anos em prol do bom serviço e gastronomia, para nacionais e estrangeiros.
Se gostar muito de um prato de outra pessoa, reproduz a sua visão do mesmo sem nunca esconder de onde bebe a inspiração do momento.
Como diz um amigo – “Joe, tens uma panela de pressão no cérebro!”

Luís Gaspar

Luís Gaspar

Sala de Corte & Multifood, Lisboa | Chefe Cozinheiro do Ano 2017

O mais recente Chefe Cozinheiro do Ano, é natural de Leiria, Chefe de Cozinha do Restaurante Sala de Corte e do Delidelux Avenida em Lisboa e membro da Equipa Olímpica Sénior de Cozinha.
Passou pelo Pestana Palace Hotel & National Monument, Grande Real Villa Itália e Hotel Real Palácio, antes de ingressar na equipa da gigante Multifood, onde começou como Sub-chefe de Henrique Sá Pessoa.
Pela Equipa Olímpica Júnior já conquistou uma medalha de Ouro e prata no Campeonato do Mundo de Cozinha em 2010.
Pela Equipa sénior conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Cozinha em 2016 .

Ann-Kristin

Ann-Kristin

Chef | Catering | Food Design

Ann-Kristin, a ex-modelo que agora desfila na cozinha. Ela ficou conhecida por estar em três frentes; Chef, Food Design e Catering.

No presente, faz catering, demonstrações e workshops para as marcas mais exclusivas do mundo, onde seus pratos são deliciosos e impressionantes obras de arte.
Contudo no seu site,  ensina as dicas e truques sobre como transformar um prato de rotina em algo espectacular!
Não perca a apresentação da Ann-Kristin no Vagos Sensation Gourmet e descubra os seus pratos fantásticos e dicas inesquecíveis!

Vasco Coelho Santos

Vasco Coelho Santos

CHEFE REVELAÇÃO DO ANO

Vasco Coelho Santos, o chef portuense de 30 anos que já passou pelo mítico El Bulli em Espanha, marca presença no evento mais saboroso do ano após ter sido considerado Chef Revelação do Ano pelos prémios Mesa Marcada 2017.

Contudo o seu percurso começou a ser vincado em 2008, quando mudou-se do Porto para Lisboa, onde ingressou no Atelier de Cozinha Michel. Ao mesmo tempo, trabalhou no Restaurante Olivier Avenida ao lado do Chef Olivier.

No início de 2010 parte para Espanha a fim de integrar a equipa de alguns dos melhores restaurantes do mundo: Mugaritz, Arzak e El Bulli, onde aprendeu ao lado de chefes como Andoni Aduriz, Juan Mari Arzak (Página oficial) e FERRAN ADRIA.

Após a experiência regressou ao Porto com vontade de ir mais além e fez parte da família Restaurante Pedro Lemos onde trabalhou durante dois anos.

A vontade de aprender é uma constante do Chef Vasco Coelho e em meados de 2013, parte numa viagem de alguns meses para explorar novos paladares e mundos gastronómicos, percorrendo vários espaços em países da Europa e da Ásia.

De regresso à cidade Invicta, inicia o projeto Euskalduna, especializado em jantares privados onde trabalha para levar os melhores ingredientes à mesa. Porém, graças à sua visão empreendedora, em 2015 torna-se sócio do restaurante BaixóPito.

No final de 2016, Vasco abre, no Porto, o Euskalduna Studio, o seu primeiro espaço de cozinha de autor, para continuar a experimentação culinária, a exploração da sua identidade gastronómica e a procura constante do ecletismo de sabores.

Depois de um ano de várias distinções e prémios, o Chef inicia mais um projeto na cidade do Porto: o Semea by Euskalduna. Pensado como um espaço de partilha, o restaurante privilegia os sabores e ingredientes portugueses, através da criação de memórias com familiares e amigos.

O currículo de Vasco Coelho Santos segue a máxima da 5º edição do Vagos Sensation Gourmet tendo já ultrapassado vários limites. Com presença confirmada na Praia da Vagueira - A Melhor Praia do Mundo, quais os limites que irá superar no evento mais saboroso do ano?

Filipe Leonor

Filipe Leonor

Tapa Bucho

Filipe Leonor é um jovem Chefe de Cozinha de 25 anos de idade, mestre em Inovação em Artes e Ciencias Culinárias, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)

Apesar da sua juventude, conta já com uma vasta experiência em Cozinha. Durante o seu trajeto profissional, passou por varias experiências distintas em cozinhas como 1300 taberna, Grupo Ibersol, Hotel Ritz Charlton Penha Longa, Hotel Cascais Miragem ou Belcanto (2*Michelin). Mas foi no trabalho desenvolvido na cozinha experimental doThe Fat Duck Restaurant (3*Michelin) em Inglaterra, do famoso Chef britânico Heston Blumenthal, que despertou toda a sua paixão pelo mundo da gastronomia, descobriu a ciência na cozinha e ganhou a sua identidade muito própria enquanto cozinheiro.

Chefiou a cozinha da Taberna Andaluz, no Barreiro e foi Chefe de Desenvolvimento de Produto na Mellow, uma máquina que promete revolucionar o mundo da Gastronomia doméstica. Atualmente é chefe no Tapa Bucho gastrobar que se situa em Lisboa, no afamado Bairro Alto.

Filipe Leonor, gosta pouco do título de Chefe, prefere antes identificar-se como líder e entende cada refeição como uma experiência multissensorial.

Apesar de jovem conta já com um currículo preenchido. Foi um dos finalistas do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2016 e é também professor convidado na Escola Superior de Hotelaria do Estoril, no Mestrado de Inovação em Artes e Ciências Culinárias.

E em 2018, marca regresso no evento mais saboroso do ano!

Rui Reigota

Rui Reigota

Chef Rui Reigota

Formado como Chef, e depois de vários anos dedicado exclusivamente à cozinha portuguesa, Rui resolveu que era altura de conhecer o mundo e ver o que se fazia noutros locais. Pegou na sua cana de pesca e partiu à descoberta do mundo. Passou um ano sabático a viajar, a aprender novas técnicas, e a conhecer ingredientes e sabores diferentes.

E aí nasceu quem é hoje o Chef Rui Reigota, um Chef baseado na cidade do Porto mas de cariz nómada. A partir desse momento, o Chef Rui Reigota abandona as quatro paredes dos restaurantes e começa a divulgar a cozinha tradicional portuguesa, assim como os ingredientes nacionais que dela fazem parte, mas agora com um twist. Em casa de cada cliente.

O Chef Rui Reigota nunca perdeu o gosto pelo mar e pelos seus produtos nas aventuras por onde andou. Continua a pescar o que cozinha, na madrugada do próprio dia. E por isso sabe que tem o peixe mais fresco do país, aquele que ele próprio apanhou.

Hoje, a sua cozinha é de base marcadamente portuguesa, mas com influências do mundo. Um pouco ao sabor das suas viagens. Para a história fica um Chef que apanha o seu próprio peixe, e a seguir o cozinha, tanto à moda portuguesa como à moda asiática (ou de outro lado qualquer)

Foto: Supper Stars

Craig Grozier

Craig Grozier

Fallachan Dinning, Glasgow

É Chef executivo do Fallachan Dining, em Glasgow, na Escócia, um projeto ambicioso onde Grozier foi co-fundador e se entrega de alma e coração, trabalhando com produtos endógenos, de ata qualidade.

Craig Grozier viajou por praticamente todo o mundo, procurando expandir os horizontes de seu conhecimento culinário, desde o Peru até ao Japão, Austrália, Itália e Espanha, onde trabalhou com conceituados chefs estrelados. Desde o seu retorno ao Reino Unido, Craig tem procurado desafiar-se e ampliar seu conhecimento culinário e técnica usando o que ele aprendeu nas suas viagens, criando seu próprio estilo e filosofia culinária - local, sazonal, moderna.

Tiago Vidreiro

Tiago Vidreiro

Chef Pastelaria Douro Palace Resort & Spa

Nascido em Vagos, fez a sua formação entre a EPADRV e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. O seu trajeto Profissional dividiu se entre Palma de Maiorca, no Hotel & Spa S'Entador Playa e no Brockencote Hall Hotel em Birmingham (Reino Unido), onde passou os últimos anos.

Regressou a Portugal a procura de novos desafios, e encontrou no Restaurante Eça do Douro Palace Resort & Spa um local para expor toda a sua criatividade. Um profissional a acompanhar com muita atenção nos próximos anos.

João Cura

João Cura

Almeja Restaurante

João Cura formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e em #Barcelona trabalhou no restaurante Monvinic e nos restaurantes com estrela Michelin, Dos Cielos e Cinc Sentits

Voltou para o país há cerca de um ano e no Porto, abriu o seu Almeja, um dos restaurantes mais badalados nos últimos tempos pela critica gastronómica.

E em Julho, marca presença na Praia da Vagueira - A Melhor Praia do Mundo numa edição onde os limites gastronómicos serão ultrapassados!

Vitor Adão

Vitor Adão

100 Maneiras

Nasceu em Chaves e saiu de casa com 14 anos, nunca esquecendo as suas raízes e as suas influências. Trabalhou com Rui Paula e estagiou no Ocean com Hans Neuner e no Vila Joya com Matteo Ferrantino e Dieter Koschina.

Já em Lisboa, conheceu Ljubomir Stanisic e com apenas 24 anos tornou-se no seu braço direito. Para Ljubomir, Vítor é “decidido, extremamente trabalhador, como poucas pessoas que conheci na vida, com sangue na guelra, feitio lixado e uma mão cheia de sabor”. E, foi exatamente por isto, que teve a certeza, desde o primeiro momento, que queria Vítor Adão como seu chefe executivo, no Grupo 100 Maneiras.

Há "100 Maneiras" de ultrapassar os limites e na 5º Edição do Vagos Sensation Gourmet iremos mais além. Guarde as datas de 6,7 e 8 de Julho e desfrute do evento mais saboroso do verão!

Fernando Heleno

Fernando Heleno

SL Benfica

A sua atividade profissional teve início no Restaurante Cozinha do Rei, no Hotel D.Pedro V, em Aveiro. Com uma personalidade tranquila, Fernando Heleno tem vindo a liderar brigadas de cozinha em vários hotéis, restaurantes e empresas de catering.

Foi esta mesma personalidade que lhe permite contribuir para a formação de cozinheiros, colaborando, enquanto formador, com várias Escolas Profissionais, com as Escolas do Turismo de Portugal​ e, ainda, com várias empresas de formação.

Enquanto Chef de Cozinha, colabora com várias federações desportivas acompanhando as equipas nas suas deslocações nacionais e internacionais, sendo que, quase em regime de exclusividade, Fernando Heleno é o responsável pela boa alimentação dos jogadores do Sport Lisboa e Benfica

Ricardo Nogueira

Ricardo Nogueira

Mugasa

O Leitão da Bairrada é um dos Ícones da região, e o Ricardo Nogueira é o melhor executante desta tão preciosa iguaria.

Semana após semana, são muitas as romarias de chefes de cozinha ao templo do Ricardo, o seu Restaurante Mugasa. Pelo pais fora, não há cozinheiro que não conheça este profissional que conhece o Leitão como ninguém, e que desde pequeno começou a assar leitões, e perfecionista como é, nunca se cansou de procurar a melhor forma, desde a produção ao corte (em que é Exímio), de levar à mesa do seu cliente o "Melhor Leitão da Bairrada".

Não perca o melhor leitão da Bairrada no Vagos Sensation Gourmet!!

Chef Diogo Rocha

Chef Diogo Rocha

Mesa de Lemos, Viseu

Nasceu em 1983, em Canas de Senhorim, na região de Viseu. Desde cedo foi parar à cozinha profissional, por vocação. E descobriu que era o que queria fazer para o resto da vida. Na decisão de seguir o curso de cozinha, teve o apoio do Chef Vitor Sobral que não lhe deixou margem para dúvidas e o encaminhou bem cedo para a necessidade absoluta de estudar. Num percurso brilhante e cheio de realizações tirou o curso de Cozinha e Pastelaria, em Coimbra, a licenciatura em Produção Alimentar e Restauração, no ESTHE, e está neste momento a finalizar a tese sobre produtos da Serra da Estrela no mestrado em Sustentabilidade de Turismo.
Profissionalmente passou por projetos tão diversos como o Encontrus Catering, Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor. Em 2008 entra para o grupo Dão Sul e, um ano depois, assume a chefia executiva de todo o grupo com 3 espaços de restauração: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar. Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo de Seia, dando a cadeira de Gastronomia e Enologia. Assume hoje o projeto do restaurante da Quinta de Lemos, o que lhe permite expor a sua proposta culinária de cozinha: regional em plena comunhão com as novas técnicas, num espaço de excelência e em perfeita harmonia com os vinhos da casa.
É um dos embaixadores do evento, e Vagos e a Vagueira ficaram rendidos à sua apresentação em 2015, prometendo este ano, um novo momento surpreendente.

Chef Arnaldo Azevedo

Chef Arnaldo Azevedo

Hotel Teatro

Nasceu entre tachos e frigideiras, começou a cozinhar cedo e é um apaixonado por peixes e mariscos. Com apenas 28 anos, Arnaldo Azevedo é já uma referência no panorama gastronómico nacional. No seu currículo soma passagens pelos restaurantes do Hotel Sheraton Pine Cliffs, Mesa e Amadeus.
Atualmente é chefe executivo no Hotel Teatro, no Porto, onde executa uma cozinha de autor baseada no produto português e nos sabores mais tradicionais.
Repete a sua presença no Vagos Sensation Gourmet mas promete muitas novidades.